História do Yoga no Brasil - Resumo
Professor de Yoga Ruy de Oliveira
com seu Mestre de Yoga Professor DeRose / 1996
Para melhor nos situarmos citarei referências históricas!
1. 1893 - Swami Vivekananda, impressiona o ocidente em Chicago com seu memorável discurso no Congresso Mundial das Religiões, na plateia estava o Sr. William Atkinson;
2. 1908 - Annie Besant, na época era presidente da Sociedade Teosófica e escreve o incrível livro Introdução ao Yoga;
3. 1920 - Paramahansa Yogananda, funda a Self Realization Fellowship;
4. 1924 - Swami Kuvalavananda, funda o Kaivaldhama Yoga Institute para estudos dos efeitos do Yoga;
5. 1930 - Krishnamacharya, passa a ensinar Yoga em Mysore (Cidade no Estado Karnatka ao Sudoeste da Índia), onde iniciam-se K. Pattabhi Jois, Indra Devi e B. K. S. Iengar;
Para saber mais sobre a vida de Krishnamacharya clique Aqui!
6. 1933 - Annie Besant, Falece no mês de Setembro;
7. 1930 - Elizabeth Haich, funda a primeira escola de Yoga da Europa, em Budapeste, que funcionou até 1944, por causa da II Guerra Mundial. Depois do término da guerra, ela com o indiano Selvarajan Yesudian, continua na escola de Yoga em Zurique;
8. 1933 - Mircea Eliade, publica sua tese denominada "Yoga, Imortalidade e Liberdade";
9. 1936 - Swami Sivananda, funda a Divine Life Society;
10. 1946 - Paramahansa Yogananda, publica seu livro Autobiografia de um Yogue;
11. 1947 - Indra Devi, chega em Hollywood;
12. 1948 - Swami Sivananda, funda o Yoga Vedanta Forest Acadmy em Rishikesh. Mesmo ano em que Mahatma Gandhi é assassinado;
13. 1953 - Elizabeth Haich e Yesudian, publicam o Yoga and Sport;
14. 1961 - Desikachar, inicia seus estudos em Yoga com seu pai Krshnamacharya;
15. 1965 - A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, chega em Nova Iorque, Estados Unidos a bordo do cargueiro Jaladuta, para cumprir a missão de seu Mestre Espiritual Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur;
16. 1966 - A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, funda em Nova Iorque, a ISKCON (Sociedade Internacional para Consciência de Krishna), que se tornou uma organização religiosa global, com foco na devoção a Deus ou Krishna, seguindo a tradição Gaudiya-Vaishnava;
16. 1966 - Iyengar, publica seu livro Luz Sobre o Yoga;
Com esse breve panorama histórico podemos voltar nossos olhos para o Brasil, onde o Yoga tem inicio na década de 50 pelo francês Leo Alvarez Cost de Mascheville (1901 - 1970), denominado Swami Sevananda, que segundo a própria biografia divulgada pela Ordem que fundou, Ordem dos Sarvas Swamis, instalou-se no Uruguai em 1932. Em junho de 1952, de jipe fez uma jornada pelo Brasil, com sua esposa Sadhana e chegaram a Resende no Rio de Janeiro em 1953.
Existem informações prévias sobre um grupo de estudo de Lages (SC), que não se encontra registro em documentos oficiais. Segundo a Amo-Pax, (AMO - Associação Mísitca Ocidental), fundação legal em 29/10/1953 onde nos documentos de fundação, relata-se até a presença do cão Nero que insistiu em assistir à cerimônia, não consta nenhum registro anterior de atividades de aulas de Yoga até esta data no Brasil.
Em material da própria AMO-Pax, haviam muitos horários de práticas meditativas entre os trabalhos do monastério, mas o material apresenta com especial destaque as práticas de Yoga ministradas por Vayuananda (Juan Carlos Ovídio Trotta). O Monastério se dissolve logo no início dos anos 60 e Vayuananda chega a ter um período curto de trabalho na Academia Hermógenes.
A primeira Academia de Yoga no Brasil foi fundada por Shotaro Shimada (1929 - 2009), brasileiro, nascido em Bauru, que inaugurou sua academia em São Paulo, no mês de abril de 1958, e começou a estudar Yoga através de exercícios respiratórios, e os chamava de "ginastica respiratória", pois sentia uma certa resistência das pessoas em relação ao termo Yoga. Seus estudos iniciaram-se com o livro do Yogi Ramacharaka, e os aprofunda com o aluno médico José Aletto Neto, e na sequência se aproxima do Kaivalyadhama Yoga Institue.
A primeira academia de Yoga do Rio de Janeiro foi fundada pelo francês Jean Pierre Bastiou em Dezembro de 1958. Ele chegou no Brasil em 1952, e se tornou monge da AMO-PAX com o nome de Hridayadasa, posteriormente aprofunda-se no Yoga através dos ensinamentos de Swami Sivananda.
Em 1960, o primeiro livro de Yoga é publicado no Brasil pela editora Freitas Bastos com o título Libertação pelo Yoga do General Caio Miranda, com grande sucesso, obra influenciada pela proximidade do autor à Sociedade Teosófica onde tem o Yoga apresentado por Annie Besant. Caio Miranda falece em 1969 por ser um ávido fumante que o levou a desenvolver problemas pulmonares.
Também em 1960 surge o maior sucesso editorial sobre Yoga no Brasil, o livro Autoperfeição com Hatha Yoga do Professor Hermógenes, que abre a Academia Hermógenes no Rio de Janeiro em 1962. Hermógenes publica seu trabalho a partir de sua experiência de superação de uma tuberculose, estudos de diversos menstres da espiritualidade e principalmente o trabalho de Elisabeth haich e Selvarajan Yesudian.
Ainda na década de 60 DeRose, com apenas 16 anos na época deixa de estudar com Hermógenes e em 1964 funda o Instituto Brasileiro de Yoga. Em 1969 publicou seu primeiro livro Prontuário de Yoga Antigo, que foi elogiado pelo próprio Ravi Shankar, pela Mestra Chiang Sing e por outras autoridades. Em 1975, já consagrado como Mestre sincero, encontrou o apoio para fundar a União Nacional de Yoga, a primeira entidade a congregar instrutores e escolas de todas as modalidades de Yoga sem discriminação. Desde então, a União cresceu e hoje conta com centenas de Núcleos, praticamente no Brasil todo, e ainda em outros países da América Latina, Europa e EUA.
Em 1978 DeRose, liderou a campanha pela criação e divulgação do Primeiro Projeto de Lei visando à Regulamentação da Profissão de Professor de Yoga, o qual despertou viva movimentação e acalorados debates de Norte a Sul do do Brasil. A partir da década de setenta introduziu os Cursos de Extensão Universitária para a Formação de Instrutores de Yoga em praticamente todas as Universidades Federais, Estaduais e Católicas. Em 1980 começou a ministrar cursos na própria Índia e a lecionar para Instrutores de Yoga na Europa.
Em 1982 realizou o Primeiro congresso Brasileiro de Yoga. Ainda em 82 lançou o primeiro livro voltado especialmente para a orientação de Instrutores, o Guia do Instrutor de Yoga; e a primeira tradução do Yoga Sútra de Pátañjali, a mais importante obra do Yoga Clássico, já feita por professor de Yoga brasileiro. Em 1995, completando 20 anos de viagens à Índia, fundou a Primeira Universidade de Yoga do Brasil e a Universidade Internacional de Yoga em Portugal e na Argentina. Em 1997 o Professor DeRose lançou os alicerces do Conselho Federal de Yoga e do Sindicato Nacional de Yoga.
Em 2001, recebeu o título de Mestre em Yoga e Notório Saber em Yoga pela Universidade do Porto (Portugal), pela Universidade de Cruz Alta, pela Câmara Municipal de Curitiba e pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração, a qual também lhe conferiu uma Comenda.
Esses fatos entre outros foram precedentes históricos. Isso fez do Professor DeRose um dos mais discutidos e, sem dúvida, um dos mais importantes Mestres de Yoga do Brasil, pela energia incansável com que tem divulgado o Yoga nos últimos 40 anos em livros, jornais, revistas, rádio, televisão, conferências, cursos, viagens e formação de mais de 5000 novos instrutores do qual eu me incluo e sou eternamente grato pois receber ensinamentos diretamente do Mestre DeRose salvou minha vida! Ele também ajudou a fundar milhares de centros de Yoga, associações profissionais e Federações, no Brasil e noutros países.
Em 1973, chega ao Brasil a ISKCON (Sociedade Internacional para Consciência de Krishna), através de três discípulos de Srila Prabhupada que foram simultaneamente para Salvador - BA, Rio de Janeiro - RJ e São Paulo - SP. Dhruvananda Dasa, natural do Havaí, EUA, veio para Salvador - BA, ele procurava uma pessoa que falasse inglês para ajudá-lo a propagar a Consciência de Krishna, através de uma escola de inglês e chegou à casa de um jovem estudante de odontologia que era o Dhanvantari Swami, que praticava Yoga e estava se preparando na época para sua primeira viagem à Índia.
Referências Bibliográficas:
1. A Ioga do Mestre e do Aprendiz –Shotaro Shimada e Wagner Carelli / www.orion.med.br;
2. MonastérioAMO-Paz Ashram de Sarva-Yoga;
3. Pedro Kupfer / www.yoga.pro.br
5. André De Rose / https://www.andrederose.com.br
6. Autoperfeição comHatha Yoga de Professor Hermógenes
7. Yoga, Mitos e Verdades - Professor DeRose
9. https://cienciameditativa.com/a-historia-do-yoga-no-brasil-revelada
10. https://iskconbahia.com.br/quem-somos/historia-da-iskcon-bahia

Comentários
Postar um comentário